sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A maratona de filmes portugueses continua...


Tenho aproveitado estes dois dias frios de Natal para me actualizar em termos de Cinema Português:

- Second Life (2009), realizado e criado por Alexandre Valente, não é tão mau quanto a crítica dizia. Está bem que a história não tem nexo nenhum, mas quando é que voltaremos a ter oportunidade de ver Cláudia Vieira, Liliana Santos e Sandra Cóias nuas? Se virmos o filme do ponto de vista da representação, é engraçado ver apresentadores de televisão em pequenos papéis, enquanto os outros actores (como Lúcia Moniz) representam o papel mesmo a sério. É um filme brincadeira para não se levar demasiado a sério, e é injusto os críticos terem pedido mais do que isso.

- Aquele Querido Mês de Agosto (2008), de Miguel Gomes, é um grande filme, no sentido mais ortodoxo do termo; que me surpreendeu por mostrar planos, paisagens, pessoas e sentimentos que eu pensava que nunca na minha vida iria encontrar num filme português. Já não era sem tempo.

Sem comentários: