terça-feira, 6 de abril de 2010

Mais filmes da vida

Lembrei-me de outro realizador com algumas semelhanças temáticas, e que é talvez o meu realizador favorito: Alfred Hitchcock. Gosto praticamente de todos os filmes dele (tirando Under Capricorn), mas estes são os que mais me tocaram:

- Vertigo (1958) é provavelmente o meu filme favorito de todos os tempos. A partir da noite em que o vi, a minha vida mudou.
- The 39 Steps (1935) Antecessor de North by Northwest, mas em muitas maneiras melhor.
- The Lady Vanishes (1938) Mistério so british, que me agarrou como poucos fizeram. Porque já não se fazem filmes assim?
- Rebecca (1940) tenho um especial fascínio por este filme, talvez por ter alguns dos melhores actores e actrizes que pisaram este planeta, e talvez pelas temáticas que, não sendo só do realizador, me fascina aquele universo gótico britânico.
- Spellbound (1945) Psicanálise, Freud, Ingrid Bergman, sonhos e pesadelos. Do que estão à espera para ver o filme?
- North by Northwest (1959) Mistura bestial e única de filme de espionagem com comédia. E tem Cary Grant. Está tudo dito.
- Psycho (1960) Começa sorrateiramente mas torna-se um pesadelo, em que o espectador está sempre a ser surpreendido. Talvez o melhor filme de terror de sempre.

Sem comentários: