domingo, 16 de dezembro de 2012

Cinema diferente

A passada Quinta fui à Cinemateca ver dois filmes de dois países de que raras vezes temos oportunidade de ver obras por cá - Japão e Irão. Os filmes foram dois muito recentes - Como Tornar-me em Mim Próprio, realizado em 2007 por Jun Ichikawa, e Charlie's Tragedies, realizado em 2011 por Alireza Saadatniya.

Gostei dos dois, embora tenha tenha achado o filme japonês mais sólido, e com mais inventividade, tratando um tema que raras vezes é bem filmado, a adolescência e a falta de comunicação entre os jovens e os adultos. Algo que é brilhantemente captado no filme (e raras vezes acontece) são os telemóveis, meio preferido de comunicação da malta nova, e que aqui adquire uma dimensão dramática equivalente ao que antigamente tinham as cartas e os telefones.

As jovens actrizes também são magnificamente escolhidas, para além dos cenários familiares e escolares, que soam bastante a realidade, o que só serve para vincar o quão pouco cinema japonês andamos a ver por cá, comparativamente ao americano.

Sem comentários: